A PORTA DA ATRIBUIÇÃO - O MOVER APOSTÓLICO

Neemias 3:31 Depois dele reparou Malquias, filho de um ourives, até à casa dos servidores do templo e mercadores, defronte da porta de Mifcade, e até à câmara do canto

2 Coríntios 3:5,6 Não que sejamos capazes, por nós, de pensar alguma coisa, como de nós mesmos; mas a nossa capacidade vem de Deus, O qual nos fez também capazes de ser ministros de um novo testamento, não da letra, mas do espírito; porque a letra mata e o espírito vivifica.

Algumas traduções trazem “miphkad" como “porta da guarda” ou ate mesmo “porta da inspeção”. Gosto mais da palavra no original hebraico que traz em sua etmologia/origem significados um pouco diferente: “miphkad”, é definida por “atribuição, mandato, ordem, um lugar apontado, envio”.

A Porta da Atribuição fala do lugar onde DEUS nos delega uma missão, atribui-nos uma responsabilidade ou mesmo nos envia. A palavra traz o sentido de uma tropa que é convocada para receber suas diversas atribuições. Talvez por isso, o nome, porta da guarda.

Essa é a porta pela qual o Senhor nos delega responsabilidades.

Efésios 4:7,8 Mas a graça foi dada a cada um de nós segundo a medida do dom de Cristo. Por isso diz: Subindo ao alto, levou cativo o cativeiro,e deu dons aos homens.

Efésios 4:11-13 E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores, Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo; Até que todos cheguemos à unidade da fé, e ao conhecimento do Filho de Deus, a homem perfeito, à medida da estatura completa de Cristo,

Quando Jesus abriu a porta da atribuição a nós:

Lucas 9:1-4 E, convocando os seus doze discípulos, deu-lhes virtude e poder sobre todos os demônios, para curarem enfermidades.
E enviou-os a pregar o reino de Deus, e a curar os enfermos.
E disse-lhes: Nada leveis convosco para o caminho, nem bordões, nem alforje, nem pão, nem dinheiro; nem tenhais duas túnicas.
E em qualquer casa em que entrardes, ficai ali, e de lá saireis.
Não leveis bolsa, nem alforje, nem alparcas; e a ninguém saudeis pelo caminho. E, em qualquer casa onde entrardes, dizei primeiro: Paz seja nesta casa. E, se ali houver algum filho de paz, repousará sobre ele a vossa paz; e, se não, voltará para vós.

Lucas 10:4-9 E ficai na mesma casa, comendo e bebendo do que eles tiverem, pois digno é o obreiro de seu salário. Não andeis de casa em casa. E, em qualquer cidade em que entrardes, e vos receberem, comei do que vos for oferecido. E curai os enfermos que nela houver, e dizei-lhes: É chegado a vós o reino de Deus.

Lucas 22:35,36 E disse-lhes: Quando vos mandei sem bolsa, alforje, ou alparcas, faltou-vos porventura alguma coisa? Eles responderam: Nada. Disse-lhes pois: Mas agora, aquele que tiver bolsa, tome-a, como também o alforje; e, o que não tem espada, venda a sua capa e compre-a;

Somos apenas administradores dos dons de Deus, feliz aquele que entende e aceita a atribuição que lhe foi dada. Estamos aqui em um estágio de cura bem avançado, onde convictos do retorno de Cristo, desejamos apenas, cumprir o nosso chamado. Os traumas do passado ficaram para trás, as cicatrizes nos trazem marcas e não mais dor, na verdade cada uma delas, se fornou para uma vocação. Quando chegamos neste estágio estamos animados, estamos motivados pelo Espírito a continuar crescendo no processo, olhamos apenas para o alvo e não mais para as flechas.

A maior evidência de restauração e cura que esta porta vai apresentar em nossas vidas é que ela nos faz aceitar nosso chamado! Já não entraremos mais em crise em relação as verdades de Deus, nem as verdades dolorosas sobre nós mesmos. Quando somos curados e tratados, olhamos o propósito de Deus para nossas vidas e simplesmente aceitamos.

Vamos ver Jesus atribuindo missões a seus discípulos, para Pedro, sobre esta pedra...

Para João: edifique minha família no amor do Pai, digo que a João, Jesus atribuiu muito mais do que pensamos, pois coube a ele, nos apresentar com suas palavras em seu Evangelho toda Paternidade que ele aprendeu de Jesus, João encontrou o Pai e nos apresentou, isso ele recebeu de Cristo, e nós precisamos aprender também.

Para Paulo: Ganhar e ensinar os gentios Porém, o Senhor ordenou-lhe: “Vai, pois ele é para mim um instrumento escolhido, a fim de levar o meu Nome diante de gentios e seus reis, e perante o povo de Israel. Atos 9:15

Agora estou falando a vós, gentios. Considerando que sou apóstolo dos gentios, exalto o meu ministério, Romanos 11:13

Até Judas saiu debaixo de envio, nem Judas conseguiu cumprir seu propósito antes de Jesus olhar em seus olhos e dizer: "o que tiveres que fazer faz depressa!" João 13. 27

Tudo que recebermos, precisamos dar, tudo que aprendermos, precisamos ensinar, Todas as áreas onde fomos curados, precisamos curar!

A Porta da Atribuição