A porta das águas

8 A Porta das Águas Ne 3.26; 8:3; 12:37; Ef.2:10; 5:25-26 / Ap.19:8 / Jo.7:37

Neemias 3.25c ..depois dele Pedaías, filho de Parós. 26 E os servidores do templo que habitavam em Ofel, até defronte da porta das águas, para o oriente, e até à torre alta.
Esta porta proporcionava suprimento de água para a cidade. Os Gibeonitas transportavam água para a cidade passando por ela, ( confira a história dos gibeonitas em Josué 9:16-27).
Espiritualmente, esta porta simboliza as águas da Palavra de Deus e do Espírito Santo que devem regar continuamente o arraial dos santos, a igreja do Senhor.

Ó Deus, tu és o meu Deus, de madrugada te buscarei; a minha alma tem sede de ti; a minha carne te deseja muito em uma terra seca e cansada, onde não há água; Salmos 63.1 Para que haja verdadeira cura, este precisa ser o nosso desejo continuamente, fazer da palavra de Deus a maior fonte de alimento para nossa vida.

Salmos 1:1-3 “Bem-aventurado o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios, nem se detém no caminho dos pecadores, nem se assenta na roda dos escarnecedores. 2 Antes tem o seu prazer na lei do Senhor, e na sua lei medita de dia e de noite. 3 Pois será como a árvore plantada junto a ​ ribeiros de águas,​ a qual dá o seu fruto no seu tempo; as suas folhas não cairão, e tudo quanto fizer prosperará. Só pode dar muitos frutos, aquele que está não só plantado, mas enraizado e bem arraigado na palavra de Deus, muitas pessoas podem dar frutos, mas nem todos os frutos são bons, a qualidade dos frutos depende da qualidade da água, somente água pura faz prosperar, assim, também é com a nossa alma, se a regarmos com água pura, será frutífera e curada para o bom desempenho no Reino de Deus.

Neemias 8:3 E leu no livro diante da praça, que está diante da porta das águas, desde a alva até ao meio-dia, perante homens e mulheres, e os que podiam entender; e os ouvidos de todo o povo estavam atentos ao livro da lei. O povo não se cansou de ouvir a palavra por um dia inteiro, porque quem tem sede busca e se deleita na palavra de Deus.

Neemias 3:26,27E os servidores do templo(Netinins, aquele que dá, ou aquele que serve) que habitavam em Ofel (outeiro, lugares altos), até defronte da porta das águas, para o oriente, e até à torre alta. Depois repararam os tecoítas outra porção, defronte da torre grande e alta, e até ao muro de Ofel.” Esta porta proporcionava o suprimento de água para a cidade. Os gibeonitas transportavam água para a cidade através dela. Abasteciam a cidade e o altar do Senhor!

Fato este curioso. De acordo com o decreto de Artaxerxes, que encontramos em Esdras 7.24, os Netineus foram liberados, ao lado dos outros servos do templo de mais alta classe, de qualquer imposto ou tributo. Para o rei pagão, todos eram ministros, em igualdade de condições. “Também vos fazemos saber acerca de todos os sacerdotes e levitas, cantores, porteiros, ​ servidores do templo ​ e ministros desta casa de Deus, que não será lícito impor-lhes, nem tributo, nem contribuição, nem renda.” Logo compreendo que a restauração desta porta, visa nos tornar como iguais, todos seremos sacerdotes do altar, como vimos na porta da fonte, que eram os sacerdotes que na festa dos tabernáculos, traziam a água para serem derramadas diante do altar do Senhor. Foi o que Jesus veio fazer, nos tornar sacerdotes de seu reino aqui na terra, e Ele escolheu pessoas diferentes, para simbolizar que todos temos acesso, que em Jesus não há acepção de pessoas. E como Ele fez isso? Pela palavra!

A porta das águas é a palavra de Deus, viva e eficaz sendo derramada em nossos corações, pois agora nós somos o altar, aleluia. Mateus 17:24-27 “E, chegando eles a Cafarnaum, aproximaram-se de Pedro os que cobravam as dracmas, e disseram: O vosso mestre não paga as dracmas? Disse ele: Sim. E, entrando em casa, Jesus se lhe antecipou, dizendo: Que te parece, Simão? De quem cobram os reis da terra os tributos, ou o censo? Dos seus filhos, ou dos alheios? Disse-lhe Pedro: Dos alheios. Disse-lhe Jesus: Logo, estão livres os filhos. Mas, para que os não escandalizemos, vai ao mar, lança o anzol, tira o primeiro peixe que subir, e abrindo-lhe a boca, encontrarás um estáter; toma-o, e dá-o por mim e por ti.

No texto acima vemos Jesus se tornar primeiro igual a Pedro, pois sabia que não precisava pagar o tributo, era isento, por ser um sacerdote! Mas o faz, para igualar Pedro a si mesmo, já que Pedro ainda não era igual a Cristo, depois de sua assenção, vemos Pedro se tornar um servo do altar, tanto quanto Jesus! Jesus o leva para Ofel, para os lugares altos.

Em Esdras 2 encontramos a ordem hierárquica dos servidores do santuário:

1. Sacerdotes. (v. 36).

2. Levitas. (v. 40).

3. Cantores. (v. 41).

4. Netineus. (v. 43).

Já vimos nas portas anteriores que Jesus é a Porta, e não há como passar por esta porta sem nos lembrarmos do encontro de Jesus com a Samaritana em João 4, neste encontro, com poucas palavras Jesus curou a alma de uma mulher desprezada, desiludida e desesperançada, ela achava que sua vida estava totalmente fracassada, mas Jesus dá a ela águas que jorram para a vida eterna, Jesus deu a ela uma fonte inesgotável, Jesus deu a ela o dom de Deus, o Espírito Santo, pois ela mesmo assim lhe pediu, dá-me dessa água. Peça e recebereis.

Hebreus 10:1 Ora, sendo que o antigo sistema da lei judaica era apenas uma sombra dos benefícios que ainda estavam para vir, e não transmitiam a imagem exacta das realidades espirituais, (O Livro). O antigo testamento todo, é sombra e não traduz a realidade espiritual exata do que deveria ser, então vem Jesus e nEle se cumprem todas as leis e profecias do velho, Ele faz tudo de novo de forma clara e objetiva, visando restaurar todas as coisas como era ao principio. 12 é um número de governo, então ao restaurar as 12 portas, segundo o que Jesus nos ensinou estamos restaurando o governo da terra que Deus entregou aos homens para a sujeitar e dominar como no princípio, quando o próprio Deus deu esta ordem a Adão.

Doze foram os filhos de Jacó, descendência de Abrão, eles herdaram a terra da promessa, mas não foram capazes de restaurá-la de toda contaminação que havia na terra por causa dos povos que a fizeram prosperar debaixo de maldição. Doze são o discípulos de Jesus! E cada um deles assim como Cristo, representam um tipo de governo que deve sujeitar a terra e restaurá-la de volta ao princípio! Então vemos agora Jesus dizendo: Neemias restaurou no velho de uma forma profética para o futuro! Jesus restaura agora para cumprir Neemias 3 e nós precisamos restaurar de novo, pois o pecado continua deteriorando nossas vida, para que o propósito não se perca, que é governar segundo a cultura, o plano e o desejo de Deus!

Esta porta da nossa alma, representa nossa vida de leitura da palavra, se lemos a palavra diariamente, a cada dia estamos sendo lavados como Jesus lavou seus discípulos, não com água, mas com a palavra, não há como restaurar a alma caída sem a palavra, podemos até iniciar um processo de cura, libertação de restauração na vida das pessoas, mas se elas não quiserem ter uma vida de relacionamento com a palavra, a cura de sua alma não será completa.

Vós estais limpos pela palavra que vos tenho falado. João 15.3

É algo que não vemos com os olhos da carne, mas com os olhos espirituais, com os olhos da fé, nossa alma precisa e deve estar limpa, quanto mais desta água bebemos, mais noxsso homem interior vai sendo lavado.