A Porta de Efraim. A Porção Dobrada

Isaías 61:6,7Porém vós sereis chamados sacerdotes do Senhor, e vos chamarão ministros de nosso Deus; comereis a riqueza dos gentios, e na sua glória vos gloriareis. Em lugar da vossa vergonha tereis dupla honra; e em lugar da afronta exultareis na vossa parte; por isso na sua terra possuirão o dobro, e terão perpétua alegria.” Uma das grandes promessas do nosso Deus, após suportarmos passar por toas as dificuldades que envolvem uma restauração do nosso ser é, dar em dobro tudo quanto possuíamos e nos honrar duplamente no lugar onde antes fomos envergonhados.

Neemias 8:16 “Saiu, pois, o povo, e de tudo trouxeram, e fizeram para si cabanas, cada um no seu terraço, e nos seus pátios, e nos átrios da casa de Deus, e na praça da porta das águas, e na praça da porta de Efraim”. Aparentemente, esta forta não teve de ser restaurada, pode sim ter passado por poucas reformas, mas era diante dela que o povo se apresentava com tudo o que tinha para adorar a Deus, todos tinham algo a oferecer.

Efraim significa “fruto dobrado”. Porção dobrada da herança era um direito de primogenitura. Quando nos permitidos ser tratados em nossa alma, recebemos de volta nossa verdadeira identidade que um dia foi destruida. Ao restaurarmos nossa identidade neste aspecto, recebemos esse decreto divino que direciona nosso olhar para o “norte”, onde Deus nos reserva frutificação e crescimento, uma porção dobrada. A Porta de Efraim é uma da portas localizada no lado norte de Jerusalém

Efraim era o segundo filho de José, mas recebeu a bênção de Jacó, como se fora o primogênito. Seu nome significa: "frutífero". Gênesis 41:51,52E chamou José ao primogênito Manassés, porque disse: Deus me fez esquecer de todo o meu trabalho, e de toda a casa de meu pai. E ao segundo chamou Efraim; porque disse: Deus me fez crescer na terra da minha aflição”. Como Deus nos faz crescer em lugares onde sofremos aflições? Este é o propósito de todo e qualquer sofrimkento ou provação, crescimento e maturidade espiritual. José não jogou fora os anos de sofrimento do Egito, mas viu neles algum propósito por onde Deus o glorificaria.

Logo em seguida, acabaram os 7 anos de fartura, Efraim, recebe um nome profético, que quer dizer, onde houver aflição, o Senhor será a minha porção, aleluia. A aflição não vai me alcançar. Assim como Jacó deu a benção da primogenitura para Efraim, sendo ele o segundo filho (Gênesis 48:14)

Deus fez conosco, Sendo Jesus o primeiro, e o maior, nos colocou como primogenitura sua, para que tivéssemos o direito de receber nEle, porção dobrada. Por causa de Jesus, somos todos primogênitos de Deus e receberemos com Cristo tudo que Ele recebe do Pai. Se somos filhos, então, também somos herdeiros; herdeiros de Deus e co-herdeiros com Cristo, se realmente participamos dos seus sofrimentos para que, da mesma maneira, participemos da sua glória. O sofrimento e a glória futura Romanos 8.3 KJA O primeiro passo foi nos tornar seus filhos, restaurar nossa identidade de filho, nos dar a primogenitura de Cristo, para com isso nos fazer herdar todas as suas bençãos.

A porção dobrada era dada por direito de primogenitura. JESUS é o primogênito, mas Hebreus 12:23 se refere a todos os filhos de DEUS como “a Igreja dos primogênitos inscritos nos Céus”

Como pode acontecer que todos os crentes sejamos primogênitos, com direito à porção dobrada? Ora, JESUS é o primogênito e nós somos o Seu corpo, um com Ele, e o que é Seu, é nosso. DEUS tem um filho, que se chama JESUS. A esse Filho, deu uma esposa, que é a Igreja. Essa Igreja é parte dEle, Seu complemento, e participa do que Lhe pertence. É por isso que DEUS quer que o nosso caráter, personalidade, nosso ser inteiro, reflitam a pessoa de JESUS, e Sua glória em nós se manifeste. Uma das maneiras mais genuínas que temos de nos unir a Cristo é atr5avés da Santa Ceia, quando nos tornamos um só corpo em com Cristo Jesus. Nos fazemos parte dEle e como Ele.

DEUS não desiste de nós. Em Oséias 11.8 lemos: “Como te deixaria. ó Efraim?” Essas palavras repassadas de amor, são dirigidas em tempos da apostasia de Efraim. Ainda assim, as ternuras do coração do Pai para com ele o buscavam atrair. Na porta de Efraim, receberemos a abundância do que Ele tem para nós e nos tornaremos frutíferos em tudo, pois Ele colocou à nossa disposição todos os recursos inesgotáveis de Sua graça. Porém nada do que pudermos receber será maior do que o grande amor de Deus por cada uma de nossas vidas.

Não há limites em DEUS. Somos nós que limitamos o que recebemos dEle. Seus tesouros, em CRISTO, estão escancarados para nós. Mas precisamos passar pela Porta de Efraim, e receber as bênçãos do primogênito, ou seja, o que pertence a JESUS. Tudo é nosso, nEle. Esse passarf pela porta, significa que precisamos deixar todo tipo de espírito de miséria, precisamos ter nossas mentes renovadas pelo Espírito Santo, abandonar todo ensinamento que não restaura nossa crença num Deus sobrenatural, não podemos ser como aquele povo andando em circulo no deserto porque não deixaram a mente egipcia no Egito. Deus, através de Jesus Cristo quer nos inserir np seu reino, mas isso só será possível se nossas mente não forem mais escravas.

Não há como falar da Porta da porção dobrada sem falar de Elias e Eliseu: 2 Reis 2:9 ”Sucedeu que, havendo eles passado, Elias disse a Eliseu: Pede-me o que queres que te faça, antes que seja tomado de ti. E disse Eliseu: Peço-te que haja porção dobrada de teu espírito sobre mim”.

Muitos querem viver da porção dobrada, mas não sabem honrar a porção diária. Eliseu teve que viver um dia de cada vez ao lado de seu mestre, todos sabemos que os feitos de Eliseu, foram mais do que o de Elias, em 2 Reis 7, vamos ver Eliseu profetizar uma grande fartura em tempos de aflição. A unção de Efraim estava sobre ele.

Em João 11, há uma passagem muito particular, sobre Jesus descer as terras de Efraim, antes da Páscoa, foi lá que ele “se escondeu”, de lá foi buscar para seus discípulos a unção de primogenitura e dupla honra, não podemos receber nada, se do alto não for liberado, ao longo desta mensagem, vimos Jacó abençoar, Efraim, Elias, deitar dupla unção sobre Eliseu e vamos ver Jesus, nos dar todo poder e autoridade, Jesus vai nos dizer, se permanecerdes em mim.... aleluia!

Esta porta provará nossa fidelidade no pouco e no muito, embora o que Deus tem para nós sejam os lugares altos, jamais conseguiremos chegar neles, se não permanecermos firmes, sejam nos tempos de guerra, seja nos tempos de paz, seja nos tempos de fartura, seja nos tempos de escassez.

Essa porta fala da nossa alma restaurada pelo Espírito Santo, de uma alma que já não é mais escrava de sentimentos, emoções ou boas circuntâncias para ser o que Deus quer que ela seja, se em sua alma, você ainda ressente o mal que te fozeram se permita passar por esta porta e ter uma nova visão de tudo que Deus tem para você, você pode fazer isso através de uma simples oração, pedindo para o Espírito Santo renovar a sua mente, para que te dê uma mente livre de todo tipo de pensamento escravo, submeta seus pensamentos à obediência de Cristo Jesus, esse já é um primeiro passo maravilhoso.

APorta de Efraim