A porta do cárcere

7) A Porta do Pátio do Cárcere
Neemias 3: 25
“Palal, filho de Uzai, reparou defronte da esquina e a torre que sai da casa real superior, que está junto ao pátio da prisão”.
Neste pátio o profeta Jeremias esteve preso:

Jr 32.2 Ora, nesse tempo o exército do rei de babilônia cercava Jerusalém; e Jeremias, o profeta, estava encerrado no pátio da guarda que estava na casa do rei de Judá;

Era uma prisão subterrânea que havia em Jerusalém, fora dela havia um pátio fechado onde os detendos saiam para tomar sol. Espiritualmente simboliza “as cadeias” ou “prisões” que imobiliza o pecador, ou até mesmo o crente que se descuida da vigilância (Jo 8.32,36). Toda e qualquer prisão pode ser quebrada pelo poder de Deus (At 16.26).

Quero relembrar aqui que as ruínas de Jesuralém estavam sendo restauradas, o povo estava voltando do cativeiro e estavam reconstruindo sua cidade, As portas de Jerusalém tinham cada uma sua utilidade e significado especial, pois por cada uma destas portas se cumpriram ou vão se cumprir, todas as promessas e palavras ditas por Deus a seu povo.

Ao ler este estudo, você pode se perguntar, porque restaurar a porta do cárcere?

Para que se cumprisse todo o processo da vida do nosso Jesus, antes de ser vituperado, Jesus precisaria passar pelo cárcere, somente assim Ele pôde ter autoridade sobre todas as portas.

Um verdadeiro cristão não teme seus processos, principalmente aqueles que foram chamados para seguir os passos de Jesus, seus fiéis discípulos não tiveram medo de passar por isso, observem o relato sobre Pedro e João:

"Então, prenderam Pedro e João e os lançaram ao cárcere até o dia seguinte, pois já estava anoitecendo". Atos 4. 3 KJA

O cárcere em nossas vidas precisa ser apenas uma passagem, um lugar para testemunho de Cristo.

Querido leitor, lhe asseguro que, se você é um cristão apaixonado por Jesus, você vai desejar uma oportunidade de pregar Cristo a seus acusadores, este é um dos lindos significados da porta do cárcere! Sim, digo LINDO, porque quando temos uma visão restaurada do nosso chamado em Cristo Jesus, cremos sengundo a palavra que diz: "Pois sabemos que todas as coisas trabalham juntas para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles a quem Ele chamou de acordo com o seu plano". Romanos 8: 28 NTLH

Logo, tudo que passamos ou sofremos em nome de Jesus se torna maravilhoso, esta é a visão que precisamos ter para que cadeia alguma tenha poder para nos prender.

O cárcere, é mais que um lugar físico da antiga Jerusalém, mas representa um lugar celestial da nossa libertação, do qual Jesus conquistou nossa inocência, se fazendo culpado por nós.

"Foi preso, condenado e levado para ser morto, e ninguém se importou com o que ia acontecer com ele. Ele foi expulso do mundo dos vivos, foi morto por causa dos pecados do nosso povo". Isaías 53. 8 NTLH

A porta do Cárcere Livres de Prisões

Esta porta é o lugar onde as nossas prisões devem ser quebradas, onde nossa libertação deve ser decretada. Cristo deu sua vida por isso e devemos compreender no espírito as implicações de todos os atos de nosso Senhor Jesus! Imagine você, neste lugar frio, sombrio, de injustiça e de dor, imagine-sed atravessando os túneis úmidos do cárcere para ser julgado por um pecado que você não cometeu, suas mão amarradas, seus pés descalços, te levam diante de seus acusadores e você sequer tem o direito de se defender. Você até gostaria de dizer: Não! Eu não fiz isso! Mas não pode, se o fizer, outra pessoa vai morrer no seu lugar, talvez alguém da sua família, com certeza alguém que você mais amaria. Este é o cenário aqui, se Jesus se defendesse, eu e você estaríamos mortos e condenados ao inferno.

Você consegue compreender agora? A importância de Jesus ter sido encarcerado, foi ali que fomos julgados "Inocentes"

Há muitas prisões em nossa vida que devem ser quebradas, e Jesus já fez isso por cada um de nós, só precisamos crer!

Jesus já venceu o medo, a depressão, a falta de perdão, a amargura e tantas outras prisões espirituais. Para muitos a comida, um pedaço de bolo, uma coca-cola, uma xícara de café, o sexo, a posição social e coisas semelhantes, são uma prisão. Tudo quanto exerce poder, fascínio ou domínio sobre nós é uma prisão. Para tudo que dizemos "não consigo deixar isso", ou "não fazer isso", ou "viver sem isso", servimos como escravos. Nosso Ajudador quer quebrar o jugo dessas prisões.

Para tanto precisamos dar-Lhe acesso ao pátio do cárcere de nossas almas e rpermitir que Ele pleiteie por causas que nós mesmos não conseguimos pleitear. Existem lugares em nossas almas que não permitimos ninguém entrar, lugares de traumas, de dores profundas, esses lugares são prisões, e uma alma aprisionada não é capaz de viver tudo que Jesus conquistou para ela.

Toda e qualquer prisão enfraquece a alma, ou a personalidade. Nossa personalidade deve ser tão equilibrada, que nada, nem ninguém consiga pôr sobre nós o seu jugo. O único julgo que devemos aceitar é o jugo de Jesus, Mt 11.29-30, “29 Tomai sobre vós o meu jugo e aprendei de mim, porque sou manso e humilde de coração; e achareis descanso para a vossa alma. 30 Porque o meu jugo é suave, e o meu fardo é leve”.

PORTA DO CÁRCERE, TOTAL SUBMISSÃO

E João, ouvindo no cárcere falar dos feitos de Cristo, enviou dois dos seus discípulos, A dizer-lhe: És tu aquele que havia de vir, ou esperamos outro? E Jesus, respondendo, disse-lhes: Ide, e anunciai a João as coisas que ouvis e vedes: Os cegos vêem, e os coxos andam; os leprosos são limpos, e os surdos ouvem; os mortos são ressuscitados, e aos pobres é anunciado o evangelho. E bem-aventurado é aquele que não se escandalizar em mim. Mateus 11:2-6

Jesus diz isso por causa desta outra palavra: Acautelai-vos, porém, dos homens; porque eles vos entregarão aos sinédrios, e vos açoitarão nas suas sinagogas; E sereis até conduzidos à presença dos governadores, e dos reis, por causa de mim, para lhes servir de testemunho a eles, e aos gentios. Mas, quando vos entregarem, não vos dê cuidado como, ou o que haveis de falar, porque naquela mesma hora vos será ministrado o que haveis de dizer. Mateus 10:17-19

Restaurar a porta do cárcere é necessário para que possamos viver uma vida de total obediência a Cristo, em total submissão, a ponto de não negar a prisão, para que até mesmo ali, possamos anunciar a vida eterna, como vimos os exemplos de Pedro, Paulo e Silas, o cárcere era um lugar de punição para os criminosos da época, mas sabemos que muitos homens de Deus foram presos injustamente, como João Batista, o que Jesus espera de nós, é que ao passarmos por esta porta, estejamos dispostos a serví-lo de todo nosso coração, mesmo estando cerrados, na prisão física. Jesus espera de nós, que venhamos compreender que nosso espírito é livre e que prisões físicas não podem conter o que Ele nos entregou.

E muito menos prisões espirituais! Paulo já dizia: “E quero, irmãos, que saibais que as coisas que me aconteceram contribuíram para maior proveito do evangelho; De maneira que as minhas prisões em Cristo foram manifestas por toda a guarda pretoriana, e por todos os demais lugares; E muitos dos irmãos no Senhor, tomando ânimo com as minhas prisões, ousam falar a palavra mais confiadamente, sem temor”. Filipenses 1:12-14

Alguém que já passou pela porta do cárcere, é alguém que está disposto a cumprir o seu propósito custe o custar, nem as portas das prisões o podem conter! Se tornou maior que cadeias, maior que sonhos, João Batista entendeu isso. Pedro entendeu isso, Paulo, Silas Tiago, e tantos outros. Na porta do cárcere, pra mim, não é difícil ver Jesus como o carcereiro, pois só Ele tem a chave que abre e ninguém fecha, e que fecha e ninguém abre. Após passarmos pela porta da fonte e, antes de passarmos pela porta das águas, precisamos compreender, à luz da palavra de Deus, que a palavra não está presa! Que a verdade que liberta não está presa dentro de 4 paredes (Igreja), porta do cárcere, visa nos dar uma libertação mais ampla do que possamos imaginar, pois não importa qual seja a nossa situação física, quando compreendemos que fomos criados para um propósito jamais permitiremos que cadeias contenham a verdade revelada da palavra que está fluindo através de nós.

Se nossa alma não for restaurada das cadeias, não seremos capazes de levar a palavra de Deus quando as portas parecerem se fechar diante de nós.

A Maior restauração que podemos viver na porta do cárcere é a quebra dos vínculos, nada de rabo preso com o mundo! Com o pecado e com o diabo! Não vou me ater a prisões do pecado, acho que isso já está muito claro para nós, mas quero enfatizar dus prisões que ainda prendem nossas vidas:

1. A prisão da carne, que para ser quebrada é necessário a quebra de vínculos: Estão inclusos neste tipo de prisão, os vícios, bebida, cigarro, certos tipos de alimentos, sexo não só ilicito, mas desequilibrado, rebeldias, insubmissões etc. Andeis no espíeiro e não cumprieis as concipiscẽncias da carne. É necessário romper com o sistema do mundo, sem jeitinho brasileiro: Tu, porém, tens seguido a minha doutrina, modo de viver, intenção, fé, longanimidade, amor, paciência. Perseguições e aflições tais quais me aconteceram em Antioquia, em Icônio, e em Listra; quantas perseguições sofri, e o Senhor de todas me livrou; E também todos os que piamente querem viver em Cristo Jesus padecerão perseguições. Mas os homens maus e enganadores irão de mal para pior, enganando e sendo enganados. 2 Timóteo 3:10-13 Quebrar prisões, é quebrar todos os vínculos com o passado. Pode um cego guiar outro cego?

2. A prisão Satânica, que são as prisões na mente: Instruindo com mansidão os que resistem, a ver se porventura Deus lhes dará arrependimento para conhecerem a verdade, E tornarem a despertar, desprendendo-se dos laços do diabo, em que à vontade dele estão presos. 2 Timóteo 2:25,26 Tornar a despertar é recuperar a sensatez, o bom senso. Destruindo os conselhos, e toda a altivez que se levanta contra o conhecimento de Deus, e levando cativo todo o entendimento à obediência de Cristo; 2 Coríntios 10:5 No Antigo Testamento, uma das figuras do Diabo é a do “passarinheiro”, Sl 91.3, “Pois ele te livrará do laço do passarinheiro e da peste perniciosa”

Reflita: O que você tem mantido encarcerado na sua alma? As prisões da alma se manifestam na incapacidade de dominar os apetites da carne, nas carências afetivas, insegurança, acomodação, pensamentos descontrolados, dificuldade em tomar decisões, letargia, etc. Há mil e uma formas de prisões, mas todas têm uma só origem: as mentiras de satanás. Para todas elas há um só remédio: JESUS, cujo poder libertador é ministrado pelo ESPÍRITO SANTO. E que glória ter as prisões despedaçadas! Quaisquer que sejam as cadeias que têm assolado sua alma, clame como Davi: "Tira a minha alma da prisão e louvarei o Teu Nome" SI. 142: 7.

Será que Jesus pode abrir esta porta? Entrar e por para fora tudo que está preso e depois jogar as chaves fora? Esta porta precisa ficar aberta após ser restaurada, justamente para que você não seja capaz de guardar nenhum tipo de mágoa ou dor neste cárcereEu particularmente amo o texto onde Jesus diz que Ele é a porta. "Eu Sou a porta. Qualquer pessoa que entrar por mim, será salva. Entrará e sairá; e encontrará pastagem". João 10. 9 Para cada uma dessas situações, Cristo tem uma saída!

Toda e qualquer forma de prisão enfraquece a alma, a personalidade e o espírito do homem. Nossa personalidade deve ser tão equilibrada que nada, nem ninguém consigam pôr sobre nós seu jugo. Já possuímos o jugo de JESUS, que é suave e leve. Paulo exorta: "Para a liberdade CRISTO nos libertou, permanecei, pois, firmes e não vos dobreis novamente a um jugo de escravidão". GI. 5: 1

A única prisão a ser admitida em nossa alma é a de JESUS. Presos a JESUS, para sempre. Paulo diz que o Seu amor nos constrange, isto é, nos atrai, prende e nos seduz. Essa prisão, sim, é gozo, vida, liberdade e paz. Presos a JESUS, por causa do Seu amor e graça, encontraremos a plenitude da vida e o poder de rejeitar toda e qualquer amarra dos homens, de coisas e de espíritos.