A porta dos Cavalos

Neemias 3.28 “Acima da porta dos Cavalos, os sacerdotes fizeram os reparos, cada um em frente da sua própria casa….”.

Na porta das águas vimos que o Senhor Jesus veio para nos fazer reis e sacerdotes, ministros de uma nova aliança, e eis que nossa função é restaurar a porta dos cavalos!!!

Esta porta simboliza a força e o poder! Mas essa força e poder não são nossos, eles vêem de Deus.

A palavra “cavalo” indicava, naqueles dias, atividades e lutas. Naqueles dias, os cavalos eram peças essenciais nas guerras, sem os quais os carros não poderiam andar. Os cavalos simbolizavam as guerras, as batalhas, as lutas, enfim, as conquistas dos povos! Por outro aspecto, cavalo lembra um meio de transporte que leva as cargas os pesos. Mas agora é necessário que cada sacerdote, traga a responsabilidade para sí! A traga sobre os ombros, como era função dos sacerdotes e levitas carregarem a arca sobre os seus ombros, a presença de Deus adiante de seu povo, para que em tudo fossem vitoriosos!

Até a porta do cárcere, viemos passando por processos de libertação, cura e limpeza da alma, a partir da porta das águas, vamos iniciar um tratamento diferente, relacionado ao serviço, chegamos num nível em que somos enfim chamados de servos do Senhor!

Na porta das águas, aprendemos a servir com humildade, a exemplo de Cristo, na porta dos cavalos aprenderemos a levar as cargas uns dos outros. (Gl. 6:2). Isso, porém, não significa que essas cargas devem repousar sobre nossos ombros. Todas elas precisam ter um único destino: deixá-Ias-emos nas mãos do Senhor. Não podemos ser sufocados pelos pesos que nos vêm, nem pelos que vêm sobre nossos irmãos. Ajudá-Ios-emos, levando-os a JESUS os irmãos virão a nós, o mundo virá a nós com os seus fardos, e nós os levaremos Àquele que os pode carregar.

"Lançando sobre Ele toda a vossa ansiedade, porque Ele tem cuidado de vós" I Pe. 5-7

Restaurar a porta dos cavalos pode significar, então, restaurar a porta de acesso às nossas forças espirituais, que são renovadas pelo Senhor, a nossa força (Is 40.29-31; Sl 22.19; 27.1). Não serve para o ministério de Deus, aquele que não aceitou ser restaurado e tratado, quando Jesus escolheu seus 12, primeiro os tratou e libertou das coisas e afazeres deste mundo, e agora é necessário que estejam prontos para o serviço!

A porta que nos habilita para as guerras! Mas também é a porta que vai celar os juízos de Deus, a porta que começará a conduzir nossa ida para o reino, se cavalo representa força, não podemos deixar de perceber o texto que está em Mateus 11:12 Desde os dias de João Batista até agora, o Reino dos céus é tomado à força, e os que usam de força se apoderam dele. Depois veremos Jesus declarar que não veio trazer paz, mas sim a espada!

Um dia, esta porta se abrirá na nova Jerusalém nos céus e dela sairá o Fiel e verdadeiro, para julgar e guerrear com justiça, então todas as nossas guerras cessarão, o choro acabará E Ele vencerá por todos nós, Aleluia.

Ap 19:11

Apocalipse 6:2-8 E olhei, e eis um cavalo branco; e o que estava assentado sobre ele tinha um arco; e foi-lhe dada uma coroa, e saiu vitorioso, e para vencer. E, havendo aberto o segundo selo, ouvi o segundo animal, dizendo: Vem, e vê. E saiu outro cavalo, vermelho; e ao que estava assentado sobre ele foi dado que tirasse a paz da terra, e que se matassem uns aos outros; e foi-lhe dada uma grande espada. E, havendo aberto o terceiro selo, ouvi dizer o terceiro animal: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo preto e o que sobre ele estava assentado tinha uma balança em sua mão. E ouvi uma voz no meio dos quatro animais, que dizia: Uma medida de trigo por um dinheiro, e três medidas de cevada por um dinheiro; e não danifiques o azeite e o vinho. E, havendo aberto o quarto selo, ouvi a voz do quarto animal, que dizia: Vem, e vê. E olhei, e eis um cavalo amarelo, e o que estava assentado sobre ele tinha por nome Morte;