A PORTA ORIENTAL O REGRESSO DE JESUS

Ezequiel 44:2 E disse-me o Senhor: Esta porta permanecerá fechada, não se abrirá; ninguém entrará por ela, porque o Senhor, o Deus de Israel entrou por ela; por isso permanecerá fechada.

Na época da primeira vinda do Messias, havia 12 portas na cidade de Jerusalém, uma das quais era a “Porta Oriental” . Esta porta, também chamada de “Porta Dourada”, era a única das 12 portas que dava acesso direto ao Templo de Jerusalém. Esta porta está de frente para o Monte das Oliveiras e era usada por Jesus para ir ao Templo, creio que era por ela que conseguia sair sorrateiramente. Na ocasião da ascensão de Jesus ao Céu, esta porta foi fechada e assim se mantem até os dias de hoje. Mesmo com a destruição do Templo de Jerusalém no ano 70 d.C, a Porta Oriental se manteve e se mantém conservada e fechada até os dias atuais, em cumprimento à Escritura de Ezequiel 44:1-3. Até os dias de hoje ela faz parte do muro das lamentações, a única coisa que restou daquele tempo que faz menção as portas de Jerusalém.

Ezequiel nasceu na linhagem sacerdotal (Ezequiel 1: 1 -3), mas serviu a Deus como profeta. Em Ezequiel do capítulo 40 ao 48, Ezequiel tem uma visão detalhada de um grande e glorioso templo. Esta porta Oriental dava acesso exatamente a uma área do templo que somente sacerdotes e reis tinham acesso, acredito que foi por isso que Deus usava essa porta como referência para falar em visão com Ezequiel, sendo ele de linhagem sacerdotal, saberia que se tratava de algo genuino do Senhor.

No exílio, Ezequiel encorajou Israel com o fato de que Deus restauraria Israel e mais uma vez viveria entre eles. Em Ezequiel 37, ele relata a visão de “O Vale dos Ossos Secos”, em que descreve a reunificação e reanimação de um Israel morto. Nos capítulos 38-39, Ezequiel prevê uma batalha com Gogue e Magogue, na qual todos os inimigos de Israel serão derrotados. Então, nos capítulos 40-48, no vigésimo quinto ano de cativeiro na Babilônoa. Ezequiel descreve um enorme novo templo (capítulos 40-42). A glória de Deus retorna (capítulo 43), os sacrifícios são retomados (capítulos 44–46) e a terra é restaurada ao povo de Israel (47–48). O coração das pessoas terá sido mudado (Ezequiel 36:26–27) e até mesmo os gentios terão um lugar no reino restaurado (Ezequiel 47:22). A terra será governada por um príncipe davídico (Ezequiel 44:3; veja também 37:24–25; 34:23–24).

A questão é: quando e como a visão do templo de Ezequiel será cumprida? Devemos buscar um cumprimento literal? Ou esta visão é um símbolo da perfeição futura da presença de Deus entre Seu povo? Já foi cumprida? Ou o cumprimento ainda é futuro? Se o templo de Ezequiel é futuro, será cumprido na era da igreja, no milênio ou no estado eterno? As respostas a essas perguntas serão determinadas, muito provavelmente, pelas forma com que cada um de nós interpretamos o que lemos a respeito da natureza literal ou alegórica da profecia e seu cumprimento.

Argumentando a favor de um cumprimento literal da profecia do templo de Ezequiel, precisamos analizar os numerosos detalhes da visão de Ezequiel e as dimensões específicas do templo. Se a visão deve ser cumprida literalmente, então o cumprimento deve ser futuro, ou seja, ainda não aconteceu, pois nada como o que é descrito em Ezequiel 40-48 tem acontecido até este momento. As dimensões do templo de Ezequiel são muito maiores do que o templo dos dias de Jesus, que foi o templo construido por Esdras e Neemias, quando do retorno da Babilônia, esse templo mostrado a Ezequiel era de uma estrutura muito maior e mais gloriosa.

A maioria dos que esperam um cumprimento literal do templo de Ezequiel espera que seja erguido um terceiro templo em Israel, e que seja necessário retomar o sistema sacrificial descrito em Ezequiel . Nesta abordagem interpretativa, os sacrifícios são vistos como memoriais da morte de Cristo ou como ritos para a limpeza cerimonial do templo, mas não como um meio de perdoar pecados, embora os judeus não acreditem no sacrifício expiatório de Cristo. Todavia, sabe-se que é no que os judeus ortodoxos estão trabalhando para se restaurar, seus velhos costumes, que serão revividos, quando da reconstrução do terceiro templo. Para os judeus, o Messias, descendente direto do Rei Davi, chegará a Israel em um futuro indefinido. Para os judeus Jesus foi apenas um profeta, como diversos outros, não o Messias. Os judeus também não acreditam no Novo testamento, fazendo até hoje apenas a leitura do Torá.

Na visão alegórica do templo de Ezequiel, a visão do profeta simplesmente reitera que Deus mais uma vez habitará com Seu povo em um relacionamento perfeito. Essa relação é descrita na linguagem que o povo da época (e especialmente Ezequiel como um sacerdote) teria entendido - um templo judeu de proporções magníficas, com sacrifícios regulares e perfeitos, com o Messias presidindo e com a glória de Deus visivelmente evidente. Em visões posteriores a outros profetas, Deus revelou mais sobre como Ele faria isso com o próprio Messias substituindo o templo, os sacrifícios e a terra. A presença de Deus por meio da habitação do Espírito Santo seria mais imediatamente evidente do que nunca. O cumprimento do templo de Ezequiel poderia, portanto, ser realizado na era da igreja em algum grau e, na era por vir, com perfeição. Então vamos estudar as referências do terceiro parágrafo um pouco mais detalhadamente:

No exílio, Ezequiel encorajou Israel com o fato de que Deus restauraria Israel e mais uma vez viveria entre eles, e isso aconteceu na primeira vinda de Jesus, Isaias já dizia, Emanuel Deus Conosco! Israel já havia sido restaurado, isso aconteceu quando foram libertos da Babilenia pelo rei Ciro (V. Esdras 1. 1-5)

Em Ezequiel 37, ele relata a visão de “O Vale dos Ossos Secos”, em que descreve a reunificação e reanimação de um Israel morto. Este Israel morto, era como se sentiam na Babilônia, sem esperança, mas ao retornarem e receberem a promessa de um rei segundo a linhagem de Davi, estavam de novo dispostos a formar um grande exército para recuperar o domínio, era isso que os discípulos e o povo esperavam continuamente de Jesus, que Ele reunisse o seu exército e derrotasse os romanos mas, sabemos que isso não aconteceu.

Nos capítulos 38-39, Ezequiel prevê uma batalha com Gogue e Magogue, na qual todos os inimigos de Israel serão derrotados. Essa parte é a interessante a respeito desta porta, o sentido etimológico das palavras Gogue e Magogue fala de um reino e seu povo, essa batalha, a meu ver, ainda vai acontecer, exatamente quando Jesus vier para estabelecer o ano do milênio, do qual falo um pouco mais abaixo, ainda neste estudo. É pela porta oriental que Jesus vai entrar para reinar por 1.000 anos. Sabemos que os inimigos de Israel continuam se opondo contra ele, ou seja, ainda faltam algumas profecias de Ezequiel para se cumprirem. Essa visão é para um tempo futuro.

Então, nos capítulos 40-48, no vigésimo quinto ano de cativeiro na Babilônoa. Ezequiel descreve um enorme novo templo (capítulos 40-42). Com medidas exatas, era uma visão muito detalhada. Talvez nem mesmo Ezequiel sabia o que estava vendo de fato.

A glória de Deus retorna (capítulo 43), este versículo me lembra muito Isaias 6, quando ele entrou no templo e viu a gloria do Senhor, sabendo que se trata de Jesus, pois é o que nos afirma o texto de João 12. 41, o versículo 11 de Ezequiel 43 foi o que me chamou mais atenção: 11 "e, caso se envergonhem de tudo o que preticaram, mostra-lhes a forma deste templo, a sua aparência, as suas saídas e as suas entradas, e todas as suas formas; todas as normas e todas as suas leis; escreve isto à vista deles, para que guardem toda a sua forma e todas as suas normas e as cumpram". A21 Este texto fala de um arrependimento tal que transformaria o povo de Deus como que na própria imagem de Deus Jesus, Jesus é o templo maior e melhor, a visão de Ezequiel é para sua compreensão e a nossa interpretação é para nossa compreensão em nosso tempo que é pós Cristo. Eu defendo a interpretação alegórica, sim! Eu acredito que este templo muito maior é Jesus, pois Ele mesmo disse, destrua este templo e eu o reconstruirei em 3 dias, este Deus Jesus, habita para sempre conosco, na pessoa do seu Espírito Santo, é ele que, de glória em glória, quem nos transforma como que na imagem e semelhança de Cristo, como escrito em 1Corintios 3. 18

os sacrifícios são retomados (capítulos 44–46) como diz em Romanos 12. 1 e 2 devemos nos oferecer como sacrifício, e esses sacrifícios racionais devem ser diários. Lembre-se de que estou defendendo que a visão de Ezequiel é em parte literal em farte figurada, pois temos uma revelação a mais que Ele que é o sacrifico de Jesus, para perdão de nossos pecados e que foi feito de uma vez por todas.

e a terra é restaurada ao povo de Israel (47–48). Não a terra física, mas a espiritual, é viver o que Jesus pregou, o reino de Deus aqui na terra como é no céu.

O coração das pessoas terá sido mudado (Ezequiel 36:26–27), Aleluia, sempre que lemos ou assistimos algum filme sobre Jesus, com certeza algo no nosso coração é transformado, isso só pode ser pra o tempo da igreja, nós, ou, para um tempo vindouro, porque sabemos que, no tempo de Jesus, os corações não foram de todos transformados, tanto que pediram para cruscificarem Jesus, muitos Judeus sequer creem nEle.

e até mesmo os gentios terão um lugar no reino restaurado (Ezequiel 47:22). Essa é uma das maiores evidências de que a visão de Ezequiel é para nosso tempo, depois de Paulo, o Apóstolo dos gentios é que fomos inseridos neste contexto, antes disso, seria impossível imaginar um gentio sendo chamado de povo de Deus. Este é o nosso tempo e, precisamos estar atento para os acontecimentos importantes dele e, nada é mais importante para nós do que a volta de Cristo.

A terra será governada por um príncipe davídico (Ezequiel 44:3); Sabemos que é Jesus, por isso creio que esse evento se trata do ano do milênio, porém, muitos vão se deixar enganar pelo anticristo, por causa das suas promessas de paz.

Independentemente de qual abordagem seja tomada, a visão do templo de Ezequiel diz que Deus não abandonou Seu povo e que Seu relacionamento com eles será restaurado e elevado a uma nova glória e intimidade nunca antes concebidas. As circunstâncias atuais nunca devem fazer com que alguém duvide das promessas de Deus. Para alguns de nós essa restauração já começou, desde o dia em que decidimos viver um relacionamento mais intimo com Jesus, um relacionamento que vai além de rituais, além de cultos, além de sistemas religiosos ou regras eclesiásticas. Alguns de nós teem alcançado lugares sobrenaturais em Cristo Jesus, teem elevado seu espírito acima de sentimentos e emoções, que são os meios pelos quais os homens são governados aqui na terra, teem se elevado à dimensão do Espírito de Deus. E, por isso, podem crer que algo muito maior está para acontecer. A volta de Cristo. Junte todos os versículos abaixo e tire suas conclusões

Zacarias 14:1-5 E naquele dia estarão os seus pés sobre o monte das Oliveiras, que está defronte de Jerusalém para o oriente; e o monte das Oliveiras será fendido pelo meio, para o oriente e para o ocidente, e haverá um vale muito grande; e metade do monte se apartará para o norte, e a outra metade dele para o sul. E fugireis pelo vale dos meus montes, pois o vale dos montes chegará até Azel; e fugireis assim como fugistes de diante do terremoto nos dias de Uzias, rei de Judá. Então virá o Senhor meu Deus, e todos os santos contigo.”

Neste dia, profetizzado por Zavarias, Jesus entrará pela porta oriental, e terá inico o ano do milênio, nete dia se especula que acontercerá o Armagedom, a batalha de Israel contra todos os reinos que se opõe ao povo de Deus, que é o real significado de Magogue e Gogue, sendo Gogue o rei, o líder mundial e Magogue as cidades aliadas a este rei, reunidas contra Israel. Neste mesmo dia, Jesus vencerá todos eles apenas com o sopro de sua boca. Leia a sequência de versículos abaixo e tire suas próprias conclusões.

Obstinado pelo sucesso, ele enganará a muitos, e de todas as formas; com extrema arrogância se sentirá o maior de todos os homens. Destruirá uma multidão de pessoas que nele confiaram para viver em paz, e ousará se insurgir contra o Príncipe dos príncipes. Contudo ele será derrotado, mas sem a intervenção de mão humana. Daniel 8 .25

Então, será plenamente revelado o perverso, a quem o Senhor Jesus matará com o sopro de sua boca e destruirá pela gloriosa manifestação da sua vinda.2 Tessalonicensses 2. 8

Diante do exposto, arrepende-te! Caso contrário, logo virei contra ti e contra eles pelejarei com a espada da minha boca’. Apocalipse 2: 16

Uma espada afiada saía-lhe da boca para ferir com ela as nações. Ele as regerá com cetro de ferro; e Ele mesmo é o que pisa o lagar do vinho da justa ira de Deus Todo-Poderoso. Apocalipse 19:15,20,21

Ele punirá os que não conhecem a Deus e os que não são submissos ao Evangelho de nosso Senhor Jesus. 2 Tessalonicensses 1:8,9

Mas só poderá entrar com o Senhor Jesus por esta porta, todo aquele que hoje, compreendeu o dia da sua visitação e o perído da sua habitação, para quando a porta se abrir possamos estar prontos para reinar com Ele.

Mateus 25, a parábola das 10 virgens. Abrir e ler

A igreja precisa buscar a santidade como uma virgem prudente, não adianta ser uma virgem louca!

A porta do oriente é a porta da nossa justiça, se nós ainda estivermos aqui no cumprimento desses fatos, teremos passado por uma tribualção e juntamento com e os que foram arrebatados, reinaremos com ele aqui por mil anos e depois, com Ele eternamente no céu!

1 Tessalonicenses 5:23 E o mesmo Deus de paz vos santifique em tudo; e todo o vosso espírito, e alma, e corpo, sejam plenamente conservados irrepreensíveis para a vinda de nosso Senhor Jesus Cristo.

A Regra deste novo templo é Santidade Absoluta! Em todas as esferas, é o que diz Ezequiel 43:11

A Porta Oriental