Mente Sã

Romanos 12:1 Portanto, rogo-vos, irmãos, pela compaixão de Deus, que apresenteis os vossos corpos como sacrifício vivo, santo e agradável a Deus, que é o vosso culto racional. 2 E não vos conformeis com este mundo, mas transformai-vos pela renovação do vosso entendimento, para que experimenteis qual seja a boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

A começar pela sua mente.

Se não houver uma mudança significativa na sua forma de pensar, você terá muita dificuldade de compreender as revelações de Deus que podem de fato, transformar a sua vida! Pois é na mente que travamos nosso maior campo de batalha.

O Tumulto na cidade de Éfeso

Atos dos Apóstolos 19:23 Por esse tempo houve uma grande confusão acerca do Caminho(...) 29 Logo toda a cidade se encheu de confusão. O povo arrastou Gaio e Aristarco, macedônios, companheiros de Paulo e, às pressas, correram para o teatro(...) 32 Uns clamavam de uma maneira, outros de outra, porque o ajuntamento era confuso. A maioria não sabia por que se tinha reunido.

A maioria das pessoas que ali estavam, sequer sabia o que estava fazendo ali, estava se movendo pelo movimento da confusão, se envolvendo com problemas que sequer era da conta deles.

Porque será que somos tão curiosos? Porque o nosso cérebro precisa visualizar a situação para que possa imaginar ou idealizar. Se você passar em uma avenida onde aconteceu um acidente, automaticamente você vai querer parar e "ver" o que aconteceu, essa é uma necessidade da mente humana, que não quer ficar trafegando na esfera da imaginação, o cérebro precisa que nossos olhos vejam algo para que possa permanecer são.

Confusão Mental, o que é?

Incapacidade de pensar ou raciocinar de maneira focada e clara. Confusão mental nem sempre é sintoma de outras doenças. Pode ocorrer em função de estresse, falta de sono, sobrecarga de informações, embriaguez ou até mesmo exposição a novas situações que desperte medo, insegurança ou fobia.

E tudo isso acontece dentro da nossa cabeça!

A mente é um campo fértil de sugestões, ilusões da nossa imaginação, por exemplo:

Se você vê uma pessoa bocejando, automaticamente você vai bocejar também.

Se você ver ou ouvir uma pessoa tossir, você vai sentir vontade de limpar a garganta.

Feche os olhos e pense em você com uma faca na mão, partindo um enorme, verdinho e suculento limão! Ainda em pensamento pegue esse limão na mão, leve até pertinho do seu nariz e sinta o cheiro do sumo que fica no ar ao cortá-lo… é sem sombra de dúvidas um cheiro inconfundível.
Neste momento peço que você leve esse limão até a sua boca e esprema…incrível né?! Nem existe um limão real e você está com certeza com água na boca, salivando rios e outros ainda tiveram aquela sensação de azedume.

O aumento do fluxo de saliva mesmo sem haver um limão palpável, acontece só de imaginar, pois essa informação foi interpretada pelo nosso cérebro como real e foi entrando nessa vivencia. Se nosso cérebro entendeu isso como real, o aumento do fluxo de saliva acontece para que nosso organismo ajude a diluir a acidez “imaginária” desse limão em nossa boca

Perceba como nosso corpo reagiu a esse exercício só por imaginarmos, sem que estivesse acontecendo.

Uma mente organizada é uma benção, porque é função da nossa mente organizar, harmonizar e resolver as questões do nosso dia a dia.

Nunca podemos resolver as situações baseados nas emoções e nos sentimentos do momento. No calor da hora.

Provérbios 13:3 O que guarda a sua boca preserva a sua vida, mas o que muito fala tem perturbação.

Ficamos muito pertubados quando falamos demais, porque sabemos que podemos passar da conta.

Os disturbios nos fazem escravos das emoções e sentimentos. Disturbios são os males deste tempo tenebroso, as doença do século presente! Sabem porque? Somente os transtornos são capazes de descontrolar sua MENTE!

3 João 1:2 Amado, desejo que te vá bem em todas as coisas e que tenhas saúde, assim como bem vai a tua alma.

Que alegira era para o Apóstolo João, saber que seu filho na fé, estava conseguindo se manter saudável, não somente fisica e espiritualmente, mas também, emocionalmente

Distúrbios do sono

Os distúrbios do sono são um grupo de condições que afetam a capacidade de dormir bem e regularmente.

Eles são causados por diversos fatores, que variam entre problemas de saúde ou estresse.

A qualidade do nosso sono é medida por estágios.

Os estágios 1, 2 do sono consistem em sono leve e o REM (uma abreviação de Rapid Eye Movement, que traduzindo do inglês significa Movimento Rápido dos Olhos.) estágios 3 e 4 incluem sono profundo.

• Estágio 1: durante o estágio 1, você deixa de estar acordado para dormir. Este é um sono leve e que não dura muito tempo. Você pode começar a relaxar e sonhar, mas também pode se contrair ao passar para o estágio 2, ou ao ouvir algo ao seu redor você acorada facilmente

• Estágio 2: o estágio 2 do ciclo do sono ainda é um sono leve, mas você está entrando em um sono mais constante. Sua respiração e batimentos cardíacos diminuem e seus músculos relaxam. Sua temperatura corporal diminui e suas ondas cerebrais são menos ativas. Seu corpo tende a ficar um pouco mais pesado, mas ainda pode despertar facilmente.

• Etapas 3 e 4: no estágio 3, você entra no sono profundo e o estágio 4 é o estágio mais profundo do sono. Durante o sono profundo, sua respiração, batimentos cardíacos, temperatura corporal e ondas cerebrais atingem seus níveis mais baixos. Seus músculos estão extremamente relaxados e você é mais difícil de despertar.

Também é o estágio de paralisia do sono, estágio dos pesadelos e de espanto noturno, dos quais vamos falar mais adiante.

Mas, o estágio 4 também é conhecido como estágio de cura, quando o crescimento e o REPARO TECIDUAL ocorrem, hormônios importantes são liberados para fazer seu trabalho e a energia celular é restaurada. Por isso, alguns pacientes, quando submetidos a algum procedimento que precisam de uma recuperação mais eficaz são submetidos a sedação, para que não despertem enquanto seu corpo de recupera, foi assim que Deus operou em Adão, para criar Eva.

Gênesis 2:21 Então o SENHOR Deus fez cair um sono pesado sobre Adão, e este adormeceu; e tomou uma das suas costelas, e cerrou a carne em seu lugar;

Seu organismo, por estar em um sono profundo, teria condições de se recuperar e continuar cumprindo o propósito de Deus para sua vida.