5) A Porta do Monturo
Neemias 3.13-14 “A porta do vale reparou-a Hanum e os moradores de Zanda; estes a edificaram, e lhes levantaram as portas com as suas fechaduras e os seus ferrolhos. E a porta do monturo, reparou-a Malquias, filho de Recabe, maioral do distrito de Bete-Haquerém...”.
A Porta Do Monturo: Remoção Do Lixo
Essa é a porta pela qual o lixo da alma deve ser removido. Ela deve estar aberta ao Espírito Santo para que todo o lixo acumulado seja jogado fora, e nenhum outro volte a entrar.
João 13:10,11 Disse-lhe Jesus: Aquele que está lavado não necessita de lavar senão os pés, pois no mais todo está limpo. Ora vós estais limpos, mas não todos. Porque bem sabia ele quem o havia de trair; por isso disse: Nem todos estais limpos.
A porta do Monturo era por onde o lixo era tirado para fora da cidade, cada um tem a incubência de se livrar do seu próprio lixo!
Somos nós, quem determinamos o que é lixo ou não, não é verdade? O que é lixo pra mim, pode não ser lixo pra você!
Porém, precisamos analisar à luz da palavra de Deus o que é lixo para Deus! Pois é a opinião dele que conta aqui.
No céu não haverá reciclagem sabia?
João 15:3, o que limpa é a palavra de Jesus, não a palavra pregada, mas a palavra vivida.
Porque que esta porta teve que ser restaurada?
Já pensou se não houvesse em sua casa um lugar específico para o lixo? Como seria esse ambiente? É preciso separar as coisas boas das coisas estragadas, o bom do ruim, o novo do velho e o lixo.
Todos nós produzimos lixo! O lixo é produzido dentro e depois deve ser lançado para fora!
“E entre as tuas armas terás uma pá; e será que, quando estiveres assentado, fora, então com ela cavarás e, virando-te, cobrirás o que defecaste. Porquanto o Senhor teu Deus anda no meio de teu arraial, para te livrar, e entregar a ti os teus inimigos; pelo que o teu arraial será santo, para que ele não veja coisa feia em ti, e se aparte de ti”. Deuteronômio 23:13,14
Interessante isso, porque mesmo sem querer, produzimos algum tipo de lixo, não é preciso nem fazer força! O lixo é algo que é produzido naturalmente.
O nome Malquias, do principal restaurador desta porta, significa Deus Reina! Mas será que Deus habita num templo sujo? Mas para Deus reinar, precisa haver limpeza, o que também significa santificação.
Visitação não é o mesmo que habitação, quando não cuidamos da limpeza do templo, Deus apenas nos visita por misericórdia, habitar é outra coisa.
A porta do Monturo, vai nos ensinar sobre santificação, que é a limpeza da nossa alma e do nosso espírito, se manter limpos para uso do Senhor, se um prato está sujo não pode comer nele novamente, ninguém aqui se digna a beber água num copo sujo, mas achamos que Deus tem que nos usar estando as nossas vidas de qualquer maneira. Como assim?
Assim como não usamos a mesma roupa sem antes lavar, Deus não pode nos usar sem antes nos lavarmos! Pensem nisso!
Identificando o lixo:
O que contamina: O que contamina o homem não é o que entra na boca, mas o que sai da boca, isso é o que contamina o homem. Mateus 15:11
Tendo cuidado de que ninguém se prive da graça de Deus, e de que nenhuma raiz de amargura, brotando, vos perturbe, e por ela muitos se contaminem. Hebreus 12:15
O que cheira mau: Assim como as moscas mortas fazem exalar mau cheiro e inutilizar o ungüento do perfumador, assim é, para o famoso em sabedoria e em honra, um pouco de estultícia. Ec. 10:01
Estultícia é a qualidade ou particularidade de quem se comporta com estupidez, de maneira tola ou imbecil. A estultícia, também conhecida por estultice, é um substantivo feminino na língua portuguesa e define aquele indivíduo que não tem discernimento ou bom senso. Este termo é atribuído às pessoas que não pensam antes de falar alguma coisa, não medindo as consequências de seus atos e como eles podem afetar outras pessoas.
O que está proliferando:
Cada tipo de lixo pode proliferar uma coisa diferente, larvas, moscas, ratos, baratas, e o que produzimos também pode estar proliferando algo.
Portanto assim diz o Senhor: Se tu voltares, então te trarei, e estarás diante de mim; e se apartares o precioso do vil, serás como a minha boca; tornem-se eles para ti, mas não voltes tu para eles. Jeremias 15:19
Ana entoou um cântico, onde ela disse que do monturo, Deus levanta o necessitado, do lixo e do nada, há uma história registrada sobre isso, Mefibosete em 2 Samuel 9, o rei manda chamar... Aconselho que leia
Mefibosete saiu da terra do esquecimento, do lugar de solidão, para se assentar na mesa do rei. Saiu literalmente do chão, da sujeira, porque, por ser coxo ele precisava se arrastar no chão, Mefibosete era neto do rei Saul, mas neste momento da sua vida não possuia prestígio algum, não havia servos para carregá-lo, então, o lugar por onde mais andava era o chão, o próprio Mefibosete se sentia um cão morto, indigno de viver na casa do rei. Mas Deus levantou Davi como rei, para fazê-lo se lembrar de que ele ainda era um filho de Deus, Mefibosete não era lixo!
Lucas 14:33-35 “Assim, pois, qualquer de vós, que não renuncia a tudo quanto tem, não pode ser meu discípulo. Bom é o sal; mas, se o sal degenerar, com que se há de salgar? Nem presta para a terra, nem para o monturo; lançam-no fora. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça”. Mais uma vez, preciso te lembrar de que é você quem renuncia, é você quem decide deixar para trás tudo o que não for útil para o reino, Jesus não vai arrancar nada de você, você precisa entregar voluntariamente. Todas as obras da carne são imundas e devem ser erradicadas da própria personalidade, dando lugar ao fruto do Espírito.
Será que uma pessoa em Cristo pode ter lixo? Todos nós chegamos a Jesus cheios dele.
Nosso espírito foi unido ao Espírito de Deus, mas nossa alma está em processo de restauração. Isso quer dizer que ainda estamos diante do desafio de tomar a decisão, de nos livrar de coisas que nos acostumamos a conviver com elas e que nada têm a ver com a vida que Deus preparou para nós.
Tudo quanto não se enquadra dentro do fruto do Espírito, é lixo e deve ser rejeitado.
Quando viemos a Cristo, fizemos isso com uma alma cheia de defeitos. Nossa conversão não repara automaticamente as brechas da nossa personalidade. Quando olhamos uns para os outros logo descobrimos que há muito a ser tratado. Um é explosivo, outro é fechado; um se fere com muita facilidade, outro é tendente à depressão; um manifesta egoísmo e um outro é orgulhoso. Tudo isso é lixo, resquícios dos padrões e valores do mundo.
Oque chamo de lixo da alma, sentimentos e emoções que alimentamos que teem poder de nos matar. Somente o Espírito Santo, nosso ajudador, pode penetrar os porões da nossa alma e descobrir as sujeiras escondidas, tão incorporadas a certas áreas, que até parecem naturais, é exatamente esse o processo de restauração desta porta da nossa alma, uma vez que o Espírito identificou, Ele me mostra a sujeira e me ajuda a por pra fora. Esse, por para fora, pode ser em forma de confissão, uma simples conversa, um aconselhamento pastoral, pode ser num processo de cura e libertação, como vai ser na verdade não é muito importante desde que seja feito.
No meio de um mundo corrompido, como aquele em que vivemos, facilmente, a poeira e o lixo que nos cercam vão sorrateiramente penetrando em nossa alma. Como isso acontece?
Através dos nossos sentidos, especialmente a visão e a audição.
Os meios de comunicação têm sido um dos tremendos canais do Diabo para invadir nossa alma com seu lixo imundo, através da enxurrada de imagens e palavras sensuais, obscenas, violentas e carregadas de veneno mortífero. Essas coisas terminam se manifestando em atitudes, reações, palavras, pensamentos, trajes e padrões de vida, de modo muito sutil.
As bancas de jornal, com suas revistas pornográficas expostas, as cenas em praça pública de todo tipo de imoralidade, também, fazem parte do lixo que nos cerca e, muitas vezes, são como poeira que se apega aos nossos pés.
O contato com um mundo sujo, cheio de tanta impureza, numa época em que os poderes do inferno estão soltos e têm suas garras violentas sobre tantos, tenta também nos manchar. Requer uma decisão firme da vontade, rejeitar toda essa contaminação que vem do lado de fora, e que ainda está presente, e trabalhar ainda mais impedindo a entrada de novo lixo.
Apesar de vivermos num mundo com tanto apelo à carne, aos sentidos e ao pecado, é possível manter a imundície do lado de fora, conservando a Porta do Lixo fechada. Como? Expondo-nos ao Espírito Santo e à Palavra de Deus. Ele nos dará uma crescente sensibilidade, e saberemos discernir entre o santo e o profano, o limpo e o imundo, submetendo-nos à purificação que Ele quer efetuar em nós, e vivendo à altura dos padrões requeridos ao filho de Deus.
O lixo não poderá ficar dentro da cidade, porque a intenção de Deus é que sua cidade seja santa!
Aconselhamento Pastoral


Copyright © 2023 Escola Ministerial Amor em Cristo. Produzido pela GV COMPANY